segunda-feira, 29 de março de 2010

Pixies - Doolittle

No final dos anos oitenta eu comprei o vinil de uma banda que eu conhecia apenas por uma música que tocava na rádio fluminense FM, de Niterói, RJ. A música em questão era here comes your man, uma baladinha bem pop, o disco era Doolittle e a banda era o Pixies. Formado em 1985 por Black Francis (vocal e guitarra), Joey Santiago (guitarra), Kim Deal (baixo e vocal) e Dave Lovering (bateria), essa banda de Boston influenciou muita gente boa, como Kurt Cobain, do Nirvana. Em 1992 a banda se desfez por divergências internas, retornando em 2004 quando, inclusive, tocou em um festival no Brasil. Após a turnê, novas divergências entre Kim Deal e Black Francis puseram um definitivo fim à banda. Kim Deal e sua irmã Kelley, a princípio como um projeto paralelo ao Pixies, formaram o the Breeders, referência importante no cenário do rock alternativo.

Doolittle, de 1989, foi o terceiro disco do Pixies, e o que tornou a banda conhecida fora dos EUA. Depois vieram Bossanova (1990) e Trompe Le Monde (1991), o último trabalho da banda. Voltando à minha historinha do vinil, ainda lembro do agradável "espanto" que me causou a primeira audição de debaser, Mr. Grieves, a gritaria de Tame e os “latidos” de Black Francis em Crackit Jones, além da minha já conhecida baladinha. Um disco e uma banda que marcaram.

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário