sábado, 11 de dezembro de 2010

Tricky - Maxinquaye

Nascido Adrian Nicholas Matthews Thaws, em Bristol (UK), Tricky esteve na prisão aos 17 anos por uma bobagem (comprou dinheiro falso de um amigo), de qualquer forma parece ter gostado da imagem de bad boy, pois sempre posa fazendo cara de mau, segundo ele uma exigência dos fotógrafos, que teriam uma imagem estereotipada do negro ex-detento. O cara é cantor, produtor e ator e não tem controle sobre a própria imagem? ah tá.. Musicalmente, Tricky debutou no ótimo Massive Attack, nada mal para quem nasceu na cidade que é considerada a Meca do trip-hop. Saiu da banda em 1995 para lançar o disco objeto da postagem de hoje.

Maxinquaye é um disco sombrio, vocal e instrumentos são amontoados camada sobre camada, resultando num som meio sujo e caótico, como própria a capa do álbum. A cantora/namorada Martina Topley-Bird canta em quase todas as faixas, enquanto Tricky praticamente apenas sussurra. A nervosa Black Steel cai muito bem na pista de dança, vale a pena ouvir também a densa Strugglin e Hell is Round the Corner, com seu ruído artificial de agulha no LP.

Maxinquaye foi recebido efusivamente pela crítica inglesa, sendo considerado pela Rolling Stone um dos melhores discos dos anos 90, e o melhor de 1995 pela Melody Maker.

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário