Aproveitando a estada da banda no Brasil para o SWU Music and Art Festival, realizado numa fazenda em Itu, São Paulo, o disco de estréia do Rage Against the Machine.
Formado em 1991 por Zack de La Rocha (vocal), Tim Commerford (baixo), Brad Wilk (bateria) e o fantástico guitarrista Tom Morello, a banda de rap-metal-punk-trash-etc.. dispara seu discurso esquerdista contra o imperialismo norte-americano e tudo mais que represente o establishment.
Descendente de mexicanos, alemães e irlandeses, o vocalista Zack de La Rocha é também vegetariano e ativista pró-México. Em 2000, La Rocha deixou o rage para uma atribulada carreira solo que culminou na gravação de um disco nunca lançado. Morello juntou-se ao ex-vocalista do Soundgarden, Chris Cornell, para formar o Audioslave. Em 2007 o RATM se reuniu para tocar no Coachella festival, e desde então vem se apresentando regularmente, embora sem gravar nenhum trabalho novo.
Lançado em 1992, RATM é um disco pesado, a mistura de rap e heavy metal ainda era desconhecida na época, daí o tremendo impacto que ocasionou, sendo considerado pela Q Magazine um dos 50 melhores álbuns de todos os tempos e entre os 500 melhores pela Rolling Stone.
Quanto ao SWU? Não vi o show, mas exploração política à parte (teve gente querendo transformar o evento em um showmício pró-Dilma) as críticas foram favoráveis. No mais a apresentação teve que ser interrompida uma ou duas vezes vezes devido a falhas no som, também houve princípio de tumulto na platéia e a banda foi obrigada parar de tocar até que os ânimos se acalmassem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário