quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quando gigantes caminhavam sobre a terra

Há muito tempo atrás, quando gigantes ainda caminhavam pela terra, havia um dinossauro moribundo, porém que ainda impressionava pela imponência e grandiosidade. Eu era menino na época, mas ainda me lembro de ter ouvido os rumores e de ter visto as pegadas recentes do colosso que se extinguia. O ano era 1979 e o gigante em questão era o Led Zeppelin, que na época lançava seu penúltimo álbum In Through the Out Door.

In Through the Out Door não consta entre os melhores discos do Led, mas foi cercado de toda a pompa dedicada a tudo que dizia respeito à banda de Jimmy Page e Robert Plant, que em pouco mais de dez anos havia alcançado o status de melhor conjunto de rock do mundo, desbancando nada mais nada menos do que os Rolling Stones.

Mas o jogo logo iria virar, o movimento punk com seu viés social já estava consolidado, pregando contra tudo que representasse o establishment, incluindo-se aí, megabandas de rock. Os tempos eram outros e ser uma banda meio mística com avião particular e tudo estava totalmente out, não havia mais espaço para o Led, condenado, tal qual um dinossauro obeso, pelo seu próprio gigantismo.

Em 1980 a banda perderia o baterista John Bonham, morto aparentemente por overdose, era o golpe de misericórdia na banda, que anunciou ser impossível prosseguir sem Bonham. No ano seguinte, com sobras de gravações, seria lançado o derradeiro álbum Coda. Assim, sem a pompa que sempre o acompanhou, o Led Zeppelin chegou ao fim.

In Through the Out Door é, apesar de tudo, um bom disco. As faixas In the Evening e Fool in the Rain se tornaram pérolas do cancioneiro Zeppeliano, mas foi a canção All My Love a mais executada nas rádios AM da época (se não me engano ainda não existiam rádios FM comerciais), acabando por se tornar uma espécie de canto do cisne do grupo.

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário