quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ravi Shankar & Philip Glass - Passages

Nascido em Varanasi, na Índia, no ano de 1920, Ravi Shankar começou cedo na vida artística, aos dez anos já era bailarino no grupo de dança de seu irmão. Foi com esse grupo que Shankar foi para Paris e daí em excursão por vários países da Europa e América. A essa altura Shankar já tocava vários instrumentos e, de volta à Índia, especializou em música clássica indiana. Sua ligação com o Beatle George Harrison veio bem mais tarde, no final dos anos 60. Shankar tocou no famoso Concert for Blangadesh (1971) e no póstumo Concert for George (2003).

Considerado um dos compositores mais influentes do século que passou, Philip Glass nasceu em Baltimore (USA), em 1937. Seu contato com a música veio desde muito cedo, escutando os discos da loja de seu pai. Glass é autor de várias trilhas sonoras, por ex. Koyaanisqatsi (1982); Mishima (1985) e, mais recentemente, a do filme brazuca Nosso Lar.

Neste Passages (1990) vemos o resultado exuberante da parceria de dois músicos consagrados. A mistura da sonoridade “arcaica” (no melhor sentido do termo) da cítara de Shankar com o urbano-tecnológico-minimalista Glass resultou num disco que me fascinou desde a primeira audição.

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário