quinta-feira, 15 de abril de 2010

The Smiths - The Queen is Dead

Originário da cinzenta Manchester, o The Smiths, banda formada por Steven Morrisey (vocal), Johnny Marr (guitarra), Andrew Rourke (baixo) e Mike Joyce (bateria) dispensa quaisquer comentários. Dizer que o nome da banda corresponde mais ou menos ao nome Silva aqui no Brasil pelo fato de ser muito comum também é chover no molhado. O que vale dizer é que essa foi uma das mais talentosas bandas de rock que já existiu. Prolíficos, lançavam singles quase semanalmente, o que não interferia nem um pouco na qualidade da sua música.

As canções dos Smiths tinham como tema basicamente a timidez e romances desajustados, muitas vezes com uma certa conotação homossexual (Morrisey, o principal letrista, dizia-se celibatário e assexuado). Durante o período final da era Thatcher, a banda assumiu também papel de cronista mordaz e irônica do cotidiano da terra da rainha. Dessa forma, tudo que acontecia de importante na Inglaterra recebia o crivo musical dos Smiths. Em 1987, a banda terminou devido a desavenças entre os geniais Morrisey e Marr. Curtos cinco anos de existência que valeram por 100.

Lançado em 1986, The Queen is Dead é considerado a obra prima da banda. Praticamente todas as músicas do álbum figuraram nas listas de mais tocadas. A faixa título destila veneno sobre a realeza britânica “Charles, você nunca desejou aparecer na primeira página do Daily Mail vestido com o véu nupcial da sua mãe?; I know it’s over é uma das mais belas canções que já ouvi; Bigmouth strikes again é uma resposta irônica às constantes fofocas de que a banda era alvo nos tablóides ingleses (inclusive de que Morrisey e Marr seriam amantes); Theres a light that never goes out é uma deliciosamente dramática canção de amor.

Como era costume da banda colocar ídolos do cinema na capa de seus álbuns, The Queen is Dead traz uma imagem de Alain Delon como se morto estivesse. Ainda guardo, com orgulho, uma cópia em vinil desse que é considerado um dos melhores discos de todos os tempos.

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário