quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rage Against the Machine - Live in Gand Olympic Auditorium (2003)

Na carona da postagem anterior, o registro sonoro do show do Rage Against the Machine no Grand Olympic Auditorium, em Los Angeles, Califórnia, dois anos antes do Ginásio ser comprado por uma igreja coreana.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Rage Against the Machine - RATM

Aproveitando a estada da banda no Brasil para o SWU Music and Art Festival, realizado numa fazenda em Itu, São Paulo, o disco de estréia do Rage Against the Machine.
Formado em 1991 por Zack de La Rocha (vocal), Tim Commerford (baixo), Brad Wilk (bateria) e o fantástico guitarrista Tom Morello, a banda de rap-metal-punk-trash-etc.. dispara seu discurso esquerdista contra o imperialismo norte-americano e tudo mais que represente o establishment.
Descendente de mexicanos, alemães e irlandeses, o vocalista Zack de La Rocha é também vegetariano e ativista pró-México. Em 2000, La Rocha deixou o rage para uma atribulada carreira solo que culminou na gravação de um disco nunca lançado. Morello juntou-se ao ex-vocalista do Soundgarden, Chris Cornell, para formar o Audioslave. Em 2007 o RATM se reuniu para tocar no Coachella festival, e desde então vem se apresentando regularmente, embora sem gravar nenhum trabalho novo.
Lançado em 1992, RATM é um disco pesado, a mistura de rap e heavy metal ainda era desconhecida na época, daí o tremendo impacto que ocasionou, sendo considerado pela Q Magazine um dos 50 melhores álbuns de todos os tempos e entre os 500 melhores pela Rolling Stone.
Quanto ao SWU? Não vi o show, mas exploração política à parte (teve gente querendo transformar o evento em um showmício pró-Dilma) as críticas foram favoráveis. No mais a apresentação teve que ser interrompida uma ou duas vezes vezes devido a falhas no som, também houve princípio de tumulto na platéia e a banda foi obrigada parar de tocar até que os ânimos se acalmassem.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pixies - Doolittle Demos

Dia desses, fuçando na internet, achei esse disquinho bem legal só com demos do disco Doolittle, dos Pixies. Quem acompanhou minha postagem do dia 29 de março sabe que esse disco foi um divisor de águas na maneira como eu ouvia música. Em Doolittle Demos, apesar das canções estarem bem mais cruas (afinal de contas, eram demos) já dava pra vislumbrar a pedrada que viria a seguir.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

R.E.M. - Dead Letter Office



Dead Letter Office (1987) é um disco de raridades e lados B, além de versões de músicas de bandas que influenciaram o R.E.M. Particularmente é um dos meus discos favoritos da banda de Michael Stipe. Lembro que tinha uma versão em cassete desse disco, na época o K7 saía bem mais em conta do que o vinil, mas durava muito pouco, com cinco anos já não prestava mais pra nada e sujava o cabeçote do toca-fitas.
Um disco leve e descompromissado, vale muito a pena ouvir Femme Fatale; Pale Blue Eyes e There She Goes Again (Velvet Underground); Toys in the Attic (melhor do que a versão original do Aerosmith, banda que não acho lá grande coisa); Voice of Harold; Crazy; Ages of You; enfim.. o disco inteiro. Eu mesmo não ouvia esse álbum desde a época do meu cassetezinho e lá se vão mais de 15 anos, daí minha satisfação em compartilhá-lo com vocês.

P.S. Dead Letter Office não é um arquivo muito fácil de achar, esse que encontrei tem até uma senha pra abrir, mas vai assim mesmo. Senha: http://karlatheblood.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

R.E.M. - Murmur

Athens, na Geórgia (EUA) era conhecida como uma locação de esqui e pela Universidade de mesmo nome. A partir do o início dos anos 80 (muito em função da efervescência cultural oriunda da universidade), a cidade ganhou o título de a Capital do College Rock.

Em 1980, Michael Stipe era um rapaz de 20 anos que, por ser filho de militar, já havia morado na Alemanha, no Texas, em Illinois e, desde 1978, em Athens, onde cursava fotografia e pintura na universidade. Frequentando a loja de discos da cidade, Stipe conheceu Peter Buck, um guitarrista de quem tornou-se amigo e com que formou, juntamente com Bill Berry (bateria) e Mike Mills (baixo), a banda que passaria a ser sinônimo de College Rock: o R.E.M.

Em 1983, após gravarem alguns compactos e já tendo largado os estudos para se dedicar exclusivamente à banda, o quarteto lançou o fantástico disco Murmur. Eleito pela revista Rolling Stone o melhor álbum do ano, Murmur traz toda a efervescência criativa de Stipe e cia. depois disso, o R.E.M. galgaria o patamar de megabanda, título que aparentemente incomodava os ex universitários nerds, ainda mais depois do aneurisma cerebral sofrido por Bill Berry em um show na Suíça. Dois anos depois, Berry deixaria a banda em definitivo.

Nos seus trabalhos mais recentes (Around the Sun, de 2004 e Acellerate, de 2008), o R.E.M. parece ter trocado os holofotes pelo intimismo, mantendo-se, porém, sempre fiel à sua proposta de fazer boa música.

P.S. Murmur é o disco que contém Radio Free Europe, verdadeiro hino do College Rock.

DOWNLOAD

terça-feira, 5 de outubro de 2010

The Beatles - Revolver


Hoje estou com preguiça de escrever, ainda bem que existem discos sobre os quais não é necessário dizer absolutamente nada.